Workshop "Explorando Mídias Digitais para Potencializar a Formação Acadêmica" - 23.10.24

 No workshop do YouTube "Explorando Mídias Digitais para Potencializar a Formação Acadêmica", Erica, a coordenadora, e os convidados especiais Professor Xine e Tiago Burda discutem o impacto das mídias digitais na formação acadêmica. Eles enfatizam a importância das ferramentas digitais para simplificar tarefas, expandir oportunidades de aprendizagem e comunicação e colaboração eficazes. Os palestrantes definem as mídias digitais como veículos de comunicação baseados em tecnologia digital e fornecem exemplos de plataformas como Google Acadêmico , Acadêmico, Zoom, Microsoft Teams, Google Docs, Canva e várias outras ferramentas digitais. Eles incentivam os participantes a usar essas ferramentas estrategicamente para o crescimento acadêmico e profissional. O workshop aborda a crescente popularidade das mídias digitais, particularmente vídeos animados, para fins educacionais e de marketing, e a importância do pensamento crítico e da proteção da privacidade no contexto das mídias digitais e notícias falsas. Além disso, os palestrantes discutem a importância de aprender ferramentas digitais para o futuro emprego e fornecem dicas para melhorar a pesquisa acadêmica usando ferramentas de mídia digital. As ferramentas mencionadas incluem Mendeley, Google Acadêmico, Cielo e várias plataformas de pesquisa e análise. Os palestrantes enfatizam os benefícios de dominar essas ferramentas desde o início dos esforços acadêmicos.

00:00:00 Nesta seção do workshop do YouTube intitulada "Explorando Mídias Digitais para Potencializar a Formação Acadêmica", Erica, a coordenadora, dá as boas-vindas aos participantes e apresenta dois convidados especiais, o professor Xine (mestrado em Teoria Literária e Novas Tecnologias e Pedagogia) e Tiago Burda (mestrado em Zoologia). O tema do workshop é explorar como a mídia digital pode aprimorar a formação acadêmica. Os palestrantes discutem como as ferramentas digitais se tornaram parte integrante da vida diária para estudar, comunicar e criar conteúdo. Eles enfatizam que essas tecnologias não apenas simplificam tarefas, mas também expandem as oportunidades de aprendizagem. O objetivo é mostrar aos participantes como usar essas ferramentas de forma eficaz para o crescimento acadêmico e profissional. Os palestrantes começam definindo a mídia digital como veículos de comunicação baseados em tecnologia digital, abrangendo várias ferramentas e plataformas. Exemplos incluem Zoom e Microsoft Teams para comunicação, Google Docs e Canva para produção de conteúdo e inúmeras outras ferramentas digitais que muitas vezes passam despercebidas. Os palestrantes pretendem ajudar os participantes a sair do workshop com uma melhor compreensão de como usar essas ferramentas estrategicamente para o desenvolvimento acadêmico e profissional.

00:05:00 Nesta seção do workshop, o impacto da mídia digital na formação acadêmica é explorado. A mídia digital é definida como um conjunto de recursos tecnológicos integrados à nossa vida diária, tanto na educação quanto profissionalmente. A discussão aborda o impacto significativo que a mídia digital teve na educação, permitindo novas formas de aprendizagem e acesso a grandes quantidades de informação. Plataformas como Google Acadêmico e Acadêmico fornecem acesso gratuito a milhares de artigos sobre vários tópicos, tornando o conhecimento mais acessível a todos. Além disso, as ferramentas digitais facilitam a comunicação e a colaboração, permitindo que as pessoas se conectem e trabalhem juntas em tempo real, independentemente de sua localização geográfica. Esses avanços levaram ao aumento da colaboração e ao surgimento de novas conexões no ambiente digital. O workshop em si foi criado usando ferramentas colaborativas, e exemplos como WhatsApp e Zoom permitem comunicação eficaz e conclusão de projetos entre os membros da equipe. Outro impacto pessoal é a inovação e produção de conteúdo, com ferramentas digitais aprimorando significativamente a criação de apresentações interativas, vídeos e outros conteúdos, que podem ser acessados ​​por milhares de pessoas. Ferramentas como Canva, YouTube e Cameo tornam a criação de conteúdo mais acessível e eficiente. O crescimento de vídeos educativos é outra tendência interessante, conforme relata a Wi, empresa especializada nessa área.

00:10:00 Nesta seção do workshop, o palestrante discute a crescente popularidade da mídia digital, particularmente vídeos animados, para fins educacionais e de marketing. De acordo com pesquisas, o consumo de vídeos educacionais aumentou em mais de 70% na última década. Como futuros profissionais e acadêmicos, dominar essas ferramentas pode fazer uma diferença significativa na vida acadêmica e profissional. O desenvolvimento de habilidades digitais, como a alfabetização digital, é essencial para navegar e filtrar informações de forma eficaz. O impacto na educação é profundo, com a sociedade se tornando uma sociedade de aprendizagem que utiliza grandes quantidades de material audiovisual em tempo real. Novos métodos de aprendizagem, como o Google Classroom, tornam a educação mais interativa e acessível, permitindo que diferentes estilos de aprendizagem sejam explorados. Ferramentas e conteúdo digitais se tornaram parte integrante da jornada acadêmica, expandindo o aprendizado para além da sala de aula física. No entanto, com esse acesso à informação e interação online vem a responsabilidade, incluindo lidar com notícias falsas, privacidade e questões de direitos autorais.

00:15:00 Nesta seção do workshop intitulada "Explorando Mídias Digitais para Potencializar a Formação Acadêmica", a palestrante discute a importância do pensamento crítico e da proteção da privacidade no contexto da mídia digital e das notícias falsas. A palestrante compartilha um exemplo de sua avó idosa, que usa a tecnologia para acessar informações, mas também entende a importância da verificação de fatos e do respeito à propriedade intelectual. A palestrante também enfatiza o papel da mídia digital em ambientes acadêmicos e profissionais, destacando a necessidade de alunos e acadêmicos se adaptarem a essas tecnologias e desenvolverem habilidades relacionadas. O uso de ferramentas como Google Academic, Google Docs, Zoom e Microsoft Teams é essencial para pesquisa, organização e colaboração eficazes em ambientes acadêmicos e corporativos.

00:20:00 Nesta seção do workshop intitulada "Explorando Mídias Digitais para Potencializar a Formação Acadêmica", Thiago discute a importância do aprendizado de ferramentas digitais para o emprego futuro, já que mais da metade dos trabalhadores precisará de qualificação em habilidades digitais até 2025. Thiago então convida o público a explorar algumas dessas ferramentas com ele, começando pelo Heads, um recurso educacional popular fornecido pelo estado do Paraná. Outras ferramentas mencionadas incluem o Google Drive para colaboração e comunicação, o Canva para design e marketing e várias plataformas de pesquisa e análise. Essas ferramentas digitais facilitam a organização, análise e compartilhamento de informações, tornando-as essenciais para uso acadêmico e profissional. Thiago incentiva o público a fazer perguntas sobre essas ferramentas no chat, que ele abordará ao longo da apresentação.

00:25:00 Nesta seção do workshop, o palestrante discute ferramentas para pesquisa acadêmica, com foco em mecanismos de busca acadêmica. Eles mencionam o Google Acadêmico e o Cielo como opções populares e fornecem exemplos de sua área de biologia, especificamente usando o Pubmed. O palestrante também apresenta gerenciadores de referências bibliográficas como Mendeley e Zotero, que ajudam a organizar e citar fontes. Em seguida, eles apresentam plataformas de dados abertos, como o Portal Brasileiro de Dados Abertos, que oferece dados gratuitos e acessíveis para pesquisa. O palestrante enfatiza a importância de palavras-chave específicas para pesquisas acadêmicas eficazes e apresenta operadores booleanos para resultados mais precisos. Eles fornecem exemplos usando o Google Acadêmico e o termo "educação e tecnologia" como palavras-chave.

00:30:00 Nesta seção, o palestrante discute dicas para melhorar a pesquisa acadêmica usando ferramentas de mídia digital. Eles mencionam o uso de operadores como "ou" para encontrar artigos com significados semelhantes, excluindo termos para refinar os resultados da pesquisa e usando aspas para pesquisar frases exatas. Além disso, eles abordam as opções de filtragem disponíveis após a realização de uma pesquisa, como por ano, tipo de documento ou idioma. Eles destacam a importância de entender mecanismos de busca acadêmica como Google Scholar e Mendeley para aumentar a eficiência e a qualidade da pesquisa, enfatizando os benefícios de dominar essas ferramentas no início dos esforços acadêmicos.

00:35:00 Nesta seção do workshop, o palestrante discute os benefícios de usar o Mendeley, uma biblioteca digital e gerenciador de citações, para pesquisa acadêmica. O Mendeley se integra ao Microsoft Word, permitindo que os usuários importem referências diretamente do Mendeley para seus documentos. Isso economiza tempo e elimina a necessidade de inserir citações manualmente. O Mendeley também organiza e formata fontes, tornando-se uma ferramenta útil para pesquisadores. O palestrante também menciona o Portal Brasileiro de Dados Abertos como fonte de dados sobre vários tópicos, incluindo saneamento básico. Além disso, o palestrante destaca o Microsoft Word e o Google Docs como ferramentas essenciais para produzir e colaborar em conteúdo baseado em texto. A vantagem do Google Docs é a capacidade de trabalhar em documentos de forma colaborativa à distância. O palestrante incentiva os alunos a aprender como usar o Microsoft Word de forma eficaz, pois relatórios e apresentações em ambientes profissionais geralmente são criados usando este software. O palestrante também recomenda o Google Slides para apresentações e o Canva para apresentações e criação de vídeos.

00:40:00 Nesta seção do workshop, a palestrante discute várias ferramentas digitais para aprimorar o aprendizado acadêmico. Ela menciona o uso do Canva para criar conteúdo visual para mídias sociais, especificamente para vídeos no formato Instagram, e o Capcut para edição. A palestrante também apresenta o Anchor, um aplicativo para criar podcasts usando o microfone e as ferramentas de um smartphone. Ela demonstra o uso do Microsoft Word para criar e compartilhar documentos, especialmente em dispositivos móveis. A palestrante enfatiza a importância do Google Docs para colaboração e criação de uma versão virtual do workshop. Ela também destaca o Canva e o Capcut como excelentes ferramentas para criar vídeos e slides. A palestrante compartilha o exemplo de um professor que estava hesitante em usar ferramentas digitais, mas acabou adotando-as para o ensino. Ela incentiva o uso dessas ferramentas digitais para colaboração, comunicação, organização e eficiência, mencionando plataformas populares como Moodle, Canvas, Slack, Microsoft Teams e GitHub.

00:45:00 Nesta seção do workshop, o palestrante discute o uso de ferramentas de mídia digital para formação acadêmica. Antes da pandemia, essas ferramentas não eram amplamente utilizadas, mas agora são essenciais para armazenamento em nuvem e colaboração. O palestrante menciona o Google Drive e o Canva como exemplos, elogiando o Canva por seus modelos prontos e facilidade de uso. O Google Drive também é destacado por seus recursos de compartilhamento e armazenamento de arquivos, apesar de ter um limite. O palestrante também menciona o Slack como ferramenta de comunicação e o Adobe Express para edição de apresentações. O uso de Inteligência Artificial em arquivos também foi abordado, enfatizando seu papel como um assistente e não um substituto para criadores humanos. O palestrante incentiva os alunos a aprenderem essas ferramentas para aprimorar seu desenvolvimento acadêmico e profissional.

00:50:00 Nesta seção do workshop intitulada "Explorando Mídias Digitais para Potencializar a Formação Acadêmica", o palestrante expressa gratidão aos participantes por se juntarem a eles e reconhece que eles estão atualmente no período de avaliação institucional. Esta avaliação é importante para a instituição, Uninabuco e Unifael, para receber feedback dos alunos sobre sua experiência acadêmica. A avaliação está disponível até 4 de novembro, e o palestrante incentiva todos a participarem para ajudar a identificar áreas de melhoria e onde a instituição está se destacando. O palestrante agradece aos participantes por permitirem que eles façam parte de suas vidas e promete uma excelente noite para todos, ansiosos pelo próximo módulo.


                              > MAIS ACESSADOS <