📝ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA - Informações AV1
- Vale 10 pontos
- 20 a 30 linhas
Empresa A – Start-up de Tecnologia
A Empresa A é uma start-up em rápido crescimento que desenvolve softwares de automação para empresas. Embora a empresa tenha crescido rapidamente nos últimos dois anos, o ambiente de trabalho é caótico, os funcionários têm baixa moral e a rotatividade é alta. A gestão é descentralizada e os líderes sentem que precisam de uma estrutura mais clara para continuar crescendo de maneira sustentável.
Qual teoria da administração você recomendaria para a Empresa A e por quê? Como essa teoria poderia ajudar a resolver os problemas da empresa?
Empresa B – Fábrica Tradicional
A Empresa B é uma fábrica tradicional de produtos eletrônicos que opera há mais de 50 anos. Recentemente, a empresa tem enfrentado dificuldades para se adaptar às novas tecnologias e às demandas do mercado. Os processos produtivos são altamente mecanizados, mas a concorrência está adotando novas abordagens tecnológicas e inovadoras, e a empresa está perdendo competitividade.
Qual teoria administrativa seria mais apropriada para ajudar a Empresa B a se modernizar e por quê? Descreva como essa teoria pode guiar a empresa a uma renovação tecnológica e processual.
Empresa C – Empresa de Serviços
A Empresa C é uma empresa de prestação de serviços que valoriza o relacionamento com seus clientes e colaboradores. No entanto, está enfrentando um aumento no volume de reclamações, e os funcionários estão demonstrando sinais de estresse e insatisfação. A empresa possui uma estrutura de gestão autoritária, com pouco espaço para que os funcionários possam contribuir com ideias ou melhorias.
Qual abordagem administrativa pode melhorar a satisfação dos colaboradores e clientes da Empresa C e por quê? Como essa abordagem pode ser implementada para transformar o ambiente de trabalho e os serviços prestados?
Após realizar suas reflexões, elabore um pequeno texto, contendo o máximo de 20 a 30 linhas, expondo sua argumentação, acerca do solicitado.
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📑Dicas de Como Fazer esta Atividade (Por Laura)
##O que são as Teorias da Administração?
São abordagens que modificam para melhor e analisam a Administração de Empresas. Cada uma surgiu em um determinado contexto histórico, possuindo métodos e características específicas.
DIFERENTES TIPOS DE ABORDAGENS DAS TEORIAS ADMINISTRATIVAS:
Cada grupo de Teorias faz parte de uma determinada abordagem, relacionada ao contexto histórico em que foram criadas, são elas:
1. Administração Científica (Frederick Taylor): Foco na eficiência operacional e no uso de métodos científicos para otimizar processos produtivos. Enfatiza a divisão do trabalho, especialização e incentivos salariais.
2. Administração Burocrática (Max Weber): Foco na organização formal com regras, hierarquia e impessoalidade. Defende estruturas rígidas, divisão de responsabilidades e decisões baseadas em normas claras.
3. Administração Clássica (Henri Fayol): Baseia-se em 14 princípios, como unidade de comando, disciplina e divisão do trabalho. Foco na estrutura organizacional e nas funções administrativas (planejar, organizar, comandar, coordenar e controlar).
4. Administração das Relações Humanas (Elton Mayo): Valoriza o fator humano nas organizações. Defende que a satisfação dos colaboradores, o trabalho em equipe e a motivação são determinantes para a produtividade.
5. Administração Estruturalista: Combina aspectos da administração clássica e das relações humanas. Analisa a organização como parte de um sistema maior, considerando fatores econômicos, sociais e tecnológicos.
6. Administração Neoclássica: Atualização da clássica, com foco em resultados. Defende o pragmatismo, descentralização, flexibilidade e a ênfase em funções administrativas (planejamento, organização, direção e controle).
7. Administração Comportamental (ou Behaviorista): Enfatiza o comportamento humano nas organizações. Examina fatores como motivação, liderança e tomada de decisão, focando no impacto das atitudes e do ambiente organizacional no desempenho dos funcionários.
8. Administração Contingencial: Defende que não existe um modelo único de gestão. A estrutura e a estratégia devem variar conforme o ambiente, a tecnologia e outros fatores específicos da organização.
EXEMPLOS DE TEORIAS ESPECÍFICAS DA ADMINISTRAÇÃO QUE FAZEM PARTE DE ALGUMA DAS ABORDAGENS CITADAS ACIMA:
Lista com algumas teorias, com seus respectivos criadores e ano de criação:
1. Administração Científica - Frederick Winslow Taylor (1903)
2. Teoria da Burocracia - Max Weber (1909)
3. Teoria Clássica - Henri Fayol (1916)
4. Teoria das Relações Humanas - Elton Mayo (década de 1930)
5. Teoria Estruturalista - Décadas de 1950 e 1960
6. Teoria Comportamental - Década de 1950
7. Teoria dos Sistemas - Década de 1960
8. Teoria Contingencial - Década de 1960
9. Teoria X e Teoria Y - Douglas McGregor (1960)
10. Teoria Z- William Ouchi (1981)
11. Teoria da Agência - Década de 1970
12. Teoria dos Jogos - John von Neumann e Oskar Morgenstern (1944)
13. Teoria das Restrições - Eliyahu M. Goldratt (1984)
14. Teoria Institucional - Década de 1970
15. Teoria da Complexidade - Década de 1990
16. Teoria da Equidade*- John Stacey Adams (1963)
17. Teoria da Expectativa - Victor Vroom (1964)
18. Teoria da Liderança Situacional - Paul Hersey e Ken Blanchard (1969)
19. Teoria da Cultura Organizacional - Edgar Schein (1985)
20. Teoria da Motivação-Higiene - Frederick Herzberg (1959)
21. Teoria da Aprendizagem Organizacional - Chris Argyris e Donald Schön (1978)
22. Teoria da Contingência Estrutural - Joan Woodward (1958)
23. Behaviorismo Clássico - John B. Watson (1913)
24. Condicionamento Clássico - Ivan Pavlov (1927)
25. Condicionamento Operante - B.F. Skinner (1938)
26. Teoria da Aprendizagem Social - Albert Bandura (1963)
27. Teoria Cognitiva - Jean Piaget (1936)
⚠️ATENÇÃO ⚠️
Essas teorias são apenas alguns exemplos, pesquise sobre as que mais se adequam à cada problema conforme a instrução abaixo e escolha algumas delas para elaborar seu texto.
Para realizar essa atividade, você precisa entender as teorias administrativas mais relevantes e aplicá-las a cada caso específico. Aqui estão algumas dicas para desenvolver o texto e estruturar sua resposta:
#ESTRUTURA DO TEXTO
1. Introdução:
Apresente brevemente o contexto da atividade. Explique que cada empresa tem desafios específicos e que você, como consultor, vai sugerir uma teoria administrativa adequada para resolver cada um desses problemas.
2. Desenvolvimento:
Para cada empresa, você deve:
>> Descrever o desafio;
>> Explicar qual teoria administrativa você recomenda e por quê;
>> Justificar como essa teoria pode ser aplicada para resolver o problema;
>> Sugerir uma estratégia de intervenção com base na teoria escolhida.
#EXEMPLO DE ESTRUTURA PARA CADA EMPRESA:
● Empresa A (Start-up de Tecnologia):
▪︎ Desafio: Crescimento rápido, ambiente de trabalho caótico, alta rotatividade.
▪︎ Teoria sugerida: Teoria Clássica de Fayol ou Teoria da Burocracia de Weber.
▪︎ Justificativa: Essas teorias proporcionam uma estrutura organizacional mais clara, com definição de hierarquia, regras e papéis que podem ajudar a estabilizar a empresa.
▪︎ Estratégia de intervenção: Implementar uma hierarquia funcional e estruturar processos operacionais claros.
● Empresa B (Fábrica Tradicional):
▪︎ Desafio: Dificuldade de adaptação tecnológica, perda de competitividade.
▪︎ Teoria sugerida: Teoria Contingencial, Teoria dos Sistemas
▪︎ Justificativa: A Teoria Contingencial foca na adaptação da organização às mudanças do ambiente externo, como novas tecnologias e inovações.
▪︎ Estratégia de intervenção: Realizar uma análise do ambiente e implementar novas tecnologias que possam modernizar os processos produtivos.
● Empresa C (Empresa de Serviços):
▪︎ Desafio: Insatisfação de funcionários, aumento de reclamações, gestão autoritária.
▪︎ Teoria sugerida: Teoria das Relações Humanas de Elton Mayo, Teoria da Cultura Organizacional, teoria da Motivação-Higiene, Teoria Contingencial.
▪︎ Justificativa: Essa teoria foca na motivação e satisfação dos funcionários, promovendo um ambiente de trabalho mais colaborativo.
▪︎ Estratégia de intervenção: Criar canais de comunicação onde os funcionários possam contribuir com ideias, além de promover treinamentos focados em melhorar a qualidade do serviço.
⚠️ATENÇÃO ⚠️
Os exemplos acima são apenas algumas SUGESTÕES, mas existem mais teorias que se aplicam a cada desafio enfrentado pelas empresas do enunciado da atividade. PESQUISE sobre as teorias que melhor se encaixam no problema apresentado fale um pouco sobre ela e apresente uma proposta de melhoria com base na(s) teoria(s) que você apresentou.
=> Ao realizar suas pesquisas você vai notar que o assunto de cada teoria é EXTENSO, portanto seja DIRETO, CLARO e SUCINTO. Resuma ao máximo as informações obtidas e coloque em seu texto apenas aquilo que for *essencialmente necessário* para responder à atividade.
=>ESCREVA apenas 1 texto dissertativo-argumentativo apresentando as propostas para as 3 empresas do enunciado.
3. Conclusão:
Faça um breve resumo das teorias sugeridas para cada empresa e como elas podem ajudar a resolver os problemas apresentados.
#PESQUISA
1. Teorias Administrativas: Pesquise as principais teorias administrativas —Citadas no tópico "O que são as Teorias da Administração?" (Clássica, Burocrática, Relações Humanas, Contingencial, etc.) e entenda seus princípios e contextos de aplicação.
2. Desafios Organizacionais: Procure entender mais sobre os problemas que empresas enfrentam em termos de crescimento desestruturado, falta de adaptação tecnológica e insatisfação dos colaboradores. Isso vai te ajudar a contextualizar melhor suas respostas — Citados na descrição da atividade sobre a empresa A, B e C.
3. Exemplos Práticos: Se possível, busque estudos de caso que mostrem como essas teorias já foram aplicadas com sucesso em situações semelhantes.
#ETAPAS DE DESENVOLVIMENTO
1. Esboço: Faça um esboço com as ideias principais de cada resposta antes de escrever o texto final contendo 20 a 30 linhas.
2. Referências: sempre coloque as referências que você usou para realizar seu texto.
3. Revisão: Certifique-se de que a estrutura do texto está clara e objetiva, e que você abordou todos os pontos solicitados.
4. Formato Final: Depois de revisar, formate o texto conforme as instruções (PDF ou DOCX) e envie a atividade dentro do prazo.